📖 Tempo de leitura: Breve
Equipes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) seguem trabalhando para conter os focos remanescentes de um incêndio que atingiu o Monumento Natural Estadual do Frade e a Freira, no Sul do Espírito Santo. O fogo teve início na quinta-feira (13) e, após intensa atuação dos profissionais do Iema e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), com apoio da comunidade local, foi controlado.
De acordo com o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada, os indícios apontam que as chamas começaram na região de São Manoel do Frade e se espalharam até áreas próximas à rodovia ES-488. “Nossas equipes continuam em campo para eliminar qualquer foco restante e evitar que as condições climáticas, como vento forte e alta temperatura, reativem o incêndio”, destacou.
O Monumento Natural Frade e a Freira é uma área de preservação ambiental e patrimônio turístico do estado. Diante do risco constante de incêndios, especialmente no período de estiagem, as autoridades reforçam a importância da conscientização da população para evitar queimadas. “A situação está sob controle, mas o trabalho preventivo é essencial para garantir a segurança e a preservação do local”, concluiu Louzada.