⏳ Tempo de leitura: Breve
Com o objetivo de preservar as praias capixabas e garantir maior segurança às áreas costeiras, representantes do Espírito Santo viajaram a Maceió, em Alagoas, para conhecer de perto tecnologias aplicadas no combate à erosão marítima. A visita técnica ocorreu nesta quinta-feira (16) e contou com a presença do diretor-geral do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), José Eustáquio de Freitas, do prefeito de Conceição da Barra, Erivan Tavares, e do empresário Nerzy Júnior.
O grupo acompanhou de perto as obras de contenção na Praia do Pontal, um modelo que pode ser referência para soluções no litoral capixaba, especialmente na Praia de Guaxindiba, em Conceição da Barra. Além disso, os representantes participaram de uma reunião com o diretor do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Ricardo Cerza, onde discutiram aspectos técnicos e ambientais das intervenções realizadas.
“Nossa prioridade é adotar estratégias eficazes para a preservação da Praia de Guaxindiba. Conhecer de perto esse projeto em Alagoas nos permite avaliar alternativas sustentáveis para aplicarmos no Espírito Santo”, afirmou José Eustáquio de Freitas.
Nesta sexta-feira (17), a comitiva também visitou uma fábrica especializada na produção de blocos de concreto tipo lego, com 1,5 tonelada cada, utilizados na contenção da erosão costeira. A tecnologia vem se mostrando uma solução eficiente para o problema e pode ser considerada para as praias do Espírito Santo.