Tempo de leitura: Breve
O mercado financeiro continua ajustando suas expectativas sobre a economia brasileira. Segundo o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (25), os analistas preveem que a taxa básica de juros (Selic) será maior em 2025 do que o previsto anteriormente.
Atualmente, a Selic está em 11,25% ao ano, e a projeção para o fim de 2024 foi mantida em 11,75% pela oitava semana consecutiva. No entanto, para 2025, a estimativa subiu de 12,00% para 12,25%.
Esse aumento nas projeções reflete a preocupação com a inflação. O relatório também indicou que o mercado espera um avanço maior no IPCA, índice oficial que mede a inflação no país. Esses ajustes mostram que os especialistas acreditam que controlar os preços pode ser mais difícil do que o esperado nos próximos anos, o que pode exigir taxas de juros mais altas por mais tempo.
O relatório Focus é uma pesquisa semanal que reúne as expectativas de bancos, empresas e economistas sobre os principais indicadores econômicos do Brasil, como juros, inflação e crescimento econômico. Ele funciona como uma espécie de “termômetro” do mercado para entender como a economia pode se comportar no futuro.