Tempo de leitura: 3 minutos
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou uma plataforma inédita no Espírito Santo para oferecer informações meteorológicas, climáticas e agrometeorológicas em tempo real. Batizado de Sistema de Aquisição e Tratamento de Dados Meteorológicos do Espírito Santo (Satdes), o recurso é fruto de um projeto de pesquisa que automatiza a coleta, tratamento e disponibilização de dados ambientais, antes realizada de forma manual.
O Satdes integra informações sobre temperatura, chuvas, umidade relativa, balanço hídrico e riscos de incêndio, atualizadas entre 15 minutos e uma hora, permitindo um monitoramento detalhado e constante das condições climáticas no Estado.
Segundo o coordenador do projeto e meteorologista do Incaper, Pedro Pantoja, o sistema reúne dados de várias fontes, incluindo o próprio Incaper, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Defesa Civil do Espírito Santo (Cepdec/ES) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). “A plataforma, que agora é gratuita e automatizada, representa um avanço significativo na produção e divulgação de dados meteorológicos para o Estado”, destaca.
Como parte do projeto, o Incaper oferecerá capacitações para municípios, cooperativas e técnicos interessados no uso do sistema. As visitas técnicas devem começar em novembro de 2024 e incluem treinamentos práticos sobre a utilização do Satdes. Os interessados podem agendar pelo e-mail satdes@incaper.es.gov.br, e o Incaper também disponibilizou um vídeo tutorial sobre o uso na plataforma no YouTube.
O desenvolvimento do Satdes contou com a colaboração da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), ANA, Cepdec/ES, INMET e o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPD).