Vila Velha Recebe Novos Investimentos em Infraestrutura Urbana

Tempo de leitura: 3 minutos

A cidade de Vila Velha será beneficiada com novos investimentos em infraestrutura urbana, anunciados pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal. Na terça-feira (02), o governador Renato Casagrande revelou planos para a construção de uma galeria dupla e de um parque linear no Canal da Costa, localizado na Praia da Costa. Além disso, haverá uma requalificação urbana da orla, abrangendo os bairros Nova Ponta da Fruta, Ponta da Fruta e Interlagos.

O Governo do Estado, por meio do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, destinará R$ 29,39 milhões ao município para a execução das obras da galeria e do parque linear do Canal da Costa. A galeria, composta por duas células de 4,10 metros de comprimento por 3,00 metros de largura e uma extensão de 2,15 quilômetros, visa melhorar o escoamento das águas pluviais até a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Foz da Costa, contribuindo para a redução dos alagamentos na cidade.

A responsabilidade pela execução das obras será da gestão municipal, beneficiando diretamente e indiretamente 140 mil pessoas. O fechamento do Canal da Costa também auxiliará na conservação do corpo d’água, prevenindo o descarte de lixo e outros resíduos no canal, resultando em melhorias na gestão dos recursos hídricos e na qualidade de vida dos moradores.

Sobre a galeria será construído um parque linear com a mesma extensão, incluindo uma pista de skate, quadra poliesportiva, campo de futebol society, quadra de tênis, parquinho infantil, área para cães (pracão), estacionamento para carros, motos e bicicletas, espaço para motorhomes, academia ao ar livre e outros mobiliários urbanos.

Maria Emanuela Alves Pedroso, secretária de Estado do Governo e gestora do Fundo, afirmou que o investimento transformará uma área subutilizada em um espaço público multifuncional, proporcionando novas opções de lazer e atividades esportivas, além de melhorar o escoamento das águas pluviais e prevenir alagamentos.

Além disso, o governador Renato Casagrande e o prefeito Arnaldinho Borgo assinaram um convênio para a requalificação urbana de um trecho de 6,5 quilômetros da orla de Vila Velha, entre os bairros Interlagos e Ponta da Fruta. As obras incluirão drenagem, pavimentação de ruas e avenidas, além da implantação de uma ciclovia. O investimento estadual é de R$ 30 milhões, complementados por recursos municipais.

De acordo com a Prefeitura, a requalificação de todos os 32 quilômetros da orla da cidade terá obras em outros dois trechos, que serão anunciados em breve: Trecho 2, abrangendo Interlagos, São Conrado, Barra do Jucu e Jockey de Itaparica; e Trecho 3, incluindo Praia de Itaparica, Praia de Itapuã e Praia da Costa, esta última já urbanizada.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, destacou que o objetivo do investimento é melhorar a mobilidade urbana e proporcionar mais qualidade de vida aos municípios do Espírito Santo.

Equipe de Redação

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Carreira
  • Clima/Tempo
  • Economia
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Policial
  • Política
  • Saúde
  • Uncategorized

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Geral

Notícias Populares

Nosso Instagram

Categorias

Tags

Edit Template

© 2023 Na Mira Notícias Todos os Direitos Reservados

Categorias

Tags