Tempo de leitura: 3 minutos
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) anunciou a abertura de processos seletivos para mais de 1,3 mil vagas em cursos de graduação e especialização na modalidade de educação a distância (EAD). Os cursos, que são semipresenciais, exigem que os alunos escolham um dos 29 polos de apoio presencial disponíveis em várias localidades do Espírito Santo.
Os cursos disponíveis incluem licenciaturas em História e Pedagogia, além de especializações em Ensino de Química: Ciência, Tecnologia e Sociedade, e Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Todos os cursos são gratuitos, e a seleção dos candidatos será baseada nos critérios estabelecidos em editais específicos.
Especialização em Ensino de Química: Ciência, Tecnologia e Sociedade
Inscrições: até 15 de julho de 2024 pelo site sead.ufes.br/editais/020-2024
Serão oferecidas 150 vagas distribuídas entre os polos de Aracruz, Itapemirim, Iúna, São Mateus e Vitória. O curso é destinado a graduados ou licenciados em Química, bem como a profissionais de outras áreas (como Farmácia, Bioquímica, Petroquímica, Agronomia, Geologia, entre outras) que atuem como professores de Química na rede pública do Espírito Santo ou em municípios vizinhos. A seleção será feita por meio de prova de títulos.
Especialização em Inteligência Artificial e Ciência de Dados
Inscrições: até 19 de julho de 2024 pelo site sead.ufes.br/editais/026-2024
Serão oferecidas 200 vagas em polos localizados em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Viana, Vila Velha e Vitória. O curso é destinado a graduados em cursos reconhecidos pelo MEC nas áreas de Computação ou Ciências Exatas e Engenharias. A seleção inclui uma prova objetiva online eliminatória e classificatória (Etapa 1) e uma prova de títulos classificatória (Etapa 2).
Graduações em Pedagogia e História
Inscrições: até 24 de julho de 2024 pelo site sead.ufes.br/editais/ps-01-2024
As 570 vagas para licenciatura em Pedagogia serão distribuídas em polos de Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Itapemirim, Iúna, Mantenópolis, Montanha, Pinheiros, Santa Teresa, Vargem Alta, Vila Velha e Vitória.
Para a licenciatura em História, serão oferecidas 450 vagas em polos de Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Iúna, Linhares, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Pinheiros, Santa Teresa, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.
A seleção para ambos os cursos de graduação ocorrerá em uma única etapa, com a análise curricular do histórico escolar de conclusão do ensino médio ou equivalente.
Os interessados devem acessar os editais específicos nos sites indicados para obter mais informações e realizar as inscrições dentro dos prazos estipulados.