Na manhã desta quarta-feira (26), a Polícia Federal deflagrou a “Operação Filoxera” para combater o contrabando de vinhos da Argentina para o Espírito Santo. A ação, que cumpriu mandados de busca e apreensão em Cariacica e Viana, na Grande Vitória, é resultado de uma investigação sobre a comercialização ilegal de vinhos sem autorização do Ministério da Agricultura.
Os vinhos importados não possuíam o selo de controle da Receita Federal e estavam desprovidos dos rótulos nacionais exigidos por lei. A Polícia Federal optou por não divulgar os nomes da empresa e dos indivíduos envolvidos.
Os mandados, expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal de Vitória, foram cumpridos no endereço residencial do principal suspeito de comercializar os vinhos e na sede da transportadora associada ao esquema. As investigações indicaram que as vendas eram realizadas através do Instagram e de grupos de WhatsApp. Além disso, a empresa investigada não possuía a autorização necessária para importar as bebidas.
Conforme apurado pela Polícia Federal, os vinhos eram comprados na Argentina e enviados para Foz do Iguaçu. Posteriormente, a carga seguia para São Paulo, onde uma transportadora capixaba, alvo da investigação, recebia os produtos e os encaminhava para o Espírito Santo utilizando notas fiscais fraudulentas para dar aparência de legalidade à operação.
Durante a execução dos mandados de busca e apreensão, foram confiscados celulares e documentos que podem fornecer mais detalhes sobre a atividade criminosa.