Tempo de leitura: 2 minutos
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizou, nos dias 6 e 7 de novembro, uma ação de fiscalização em Bom Jesus do Norte e Apiacá, no norte do Espírito Santo. A operação, liderada pela Coordenação de Fauna (CFAU) do Iema, teve como objetivo verificar denúncias sobre a presença de cativeiros ilegais na região.
Ao longo da fiscalização, as equipes inspecionaram seis locais denunciados, encontrando 26 animais mantidos ilegalmente em cativeiro. Entre os animais resgatados estavam 24 aves – como coleiros, trinca-ferros, sanhaços, sabiás e galinhos-da-serra – e dois jabutis. Além dos animais, os agentes apreenderam equipamentos usados para capturar e manter as espécies em cativeiro, incluindo gaiolas e alçapões.
De acordo com o coordenador de Fauna do Iema, Cosme Carvalho, a ação integra uma série de operações planejadas para diversas regiões do estado, incluindo o norte e sul do Espírito Santo e a Grande Vitória. “Nossa meta é intensificar a luta contra o tráfico e a captura ilegal de animais silvestres, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação da fauna capixaba”, destacou Carvalho.
Durante a ação, os responsáveis pelos cativeiros e os cidadãos presentes foram orientados sobre o processo necessário para a legalização da posse de animais silvestres. As equipes reforçaram a importância de adquirir animais exclusivamente de criadouros comerciais regulamentados, que possuem as autorizações ambientais exigidas para garantir a preservação da biodiversidade.
O Iema disponibiliza um canal para denúncias que pode ser acessado diretamente pelo site do Instituto, na seção “Denúncias”, onde o andamento dos casos também pode ser acompanhado. Para outros tipos de queixas, é possível utilizar a Ouvidoria, na aba Contato do site.