Tempo de leitura: 2 minutos
Nos próximos dias 14 e 15 de setembro, o Palácio Anchieta, em Vitória, será palco da “MiniCOP”, uma simulação da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. O evento, inspirado nas tradicionais Conferências das Partes (COPs), reunirá jovens de 18 a 29 anos, capixabas ou residentes no Espírito Santo, para debater soluções e políticas públicas relacionadas ao aquecimento global.
Com o tema central “Financiando Soluções para Estabilizar o Aquecimento Global”, a MiniCOP terá a participação de 84 jovens, selecionados por meio de um edital público. Eles representarão 28 nações em um modelo de negociação, cujo foco será manter a meta estabelecida pelo Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
O evento busca não só promover habilidades de negociação e trabalho em equipe, mas também aumentar a conscientização sobre a importância de ações concretas para enfrentar a crise climática. Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, a iniciativa tem como objetivo preparar uma nova geração de líderes climáticos. “Precisamos capacitar e inspirar esses jovens a serem agentes de mudança em suas comunidades e no mundo”, destacou.
A programação contará com a presença do governador Renato Casagrande e de representantes da embaixada do Azerbaijão, país que sediará a COP29 em novembro de 2024. Além disso, o jovem que mais se destacar durante a simulação será convidado a integrar a comitiva capixaba na COP29, com viagem e estadia custeadas por patrocinadores privados.
Serviço
- Local: Palácio Anchieta, Vitória
- Datas: 14 e 15 de setembro
- Horário: 9h às 17h