Tempo de leitura: 3 minutos
Vila Velha sediará, neste sábado (23), a segunda edição do evento Jornada das Tartarugas, com o tema “Conhecer para Preservar”. Organizada pela Prefeitura de Vila Velha em parceria com o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), a ação acontecerá na Praça dos Ciclistas, na Praia de Itaparica, das 8h30 às 15h.
O evento tem como objetivo engajar a população na preservação das tartarugas marinhas e de todo o ecossistema marinho. A programação inclui palestras de especialistas de instituições renomadas, como o Instituto Tamar e o Projeto Chelonia mydas, além de estandes interativos com materiais educativos e biológicos que permitirão aos participantes aprender mais sobre a vida marinha.
Para o secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel, a Jornada reforça o compromisso da cidade com práticas sustentáveis. “Esse evento destaca o nosso esforço pela preservação dos ecossistemas marinhos e pelo fortalecimento da conscientização ambiental. Acreditamos que, ao unir a comunidade nesse movimento, poderemos causar um impacto significativo na proteção das espécies marinhas”, afirmou.
A coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Letycia Soares, destacou o sucesso da primeira edição, realizada em 2023, como inspiração para esta nova jornada. “O retorno da comunidade foi muito positivo no ano passado. Nossa intenção, agora, é ampliar essa iniciativa e alcançar ainda mais pessoas, incentivando práticas sustentáveis no dia a dia”, explicou.
O evento é uma oportunidade para que os participantes compreendam o papel essencial das tartarugas marinhas no equilíbrio do ecossistema e aprendam como podem contribuir para a sua preservação.
Programação
- 8h30 – Abertura oficial
- 9h00 – Apresentação Instituto Tamar
- 9h30 – Apresentação IPRAM
- 10h00 – Apresentação IPCMAR
- 10h30 – Projeto Chelonia mydas
- 11h00 – Projeto ESOLab
- 11h30 – Roda de conversa com especialistas
- 12h às 13h – Intervalo para almoço
- 13h00 – Apresentação Amigos da Jubarte
- 13h30 – Apresentação Lixo Mar
- 14h00 – Apresentação LABMAR
- 14h30 às 15h00 – Roda de conversa
- 15h30 – Encerramento
A iniciativa promete não apenas enriquecer o conhecimento da população, mas também inspirar ações efetivas em prol da conservação da biodiversidade marinha.