Tempo de leitura: Breve
A partir desta segunda-feira (14), estudantes da 3ª série do Ensino Médio e pessoas que atendem a critérios socioeconômicos já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O prazo para envio do pedido vai até o dia 25 de abril, por meio do formulário disponível na Página do Participante.
Têm direito à gratuidade estudantes da rede pública que estão concluindo o Ensino Médio em 2025, assim como aqueles que cursaram toda a etapa em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas, desde que a renda familiar per capita não ultrapasse um salário mínimo e meio. Também podem solicitar isenção os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que se enquadrem nos critérios de baixa renda.
O mesmo período também serve para justificar ausência no Enem 2024. Participantes que não compareceram aos dois dias de prova e desejam obter isenção no próximo exame precisarão apresentar documentos que comprovem o motivo da falta, como atestados médicos, certidões ou boletins de ocorrência.
O resultado preliminar das solicitações de isenção e das justificativas de ausência será divulgado em 12 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá entrar com recurso entre os dias 12 e 16 do mesmo mês. O resultado final está previsto para ser publicado em 22 de maio.
Importante: mesmo quem conseguir a isenção deverá realizar a inscrição no Enem 2025 durante o período oficial, que ainda será anunciado pelo Inep. A isenção da taxa não garante participação automática no exame.