Tempo de leitura: 2 minutos
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) intensificou suas ações de fiscalização e promoveu a soltura de mais de 100 pássaros silvestres em uma área de Mata Atlântica preservada. Os animais, resgatados em operações realizadas entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, passaram por um processo de reabilitação antes de serem devolvidos ao meio ambiente nesta segunda-feira (27).
A iniciativa foi coordenada pela Gerência de Recursos Naturais (GRN), a Coordenação de Fauna (CFAU) e a Gerência de Educação Ambiental (GEA) do Iema, em parceria com o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), a Polícia Militar Ambiental, a Secretaria do Meio Ambiente de Santa Teresa e o Centro de Introdução de Animais Selvagens (Cereias) de Aracruz.
Combate ao tráfico de animais
O coordenador de Fauna do Iema, Cosme Carvalho, destacou a relevância da ação na proteção da biodiversidade capixaba. “Cada soltura representa um passo fundamental na conservação da fauna. Nosso trabalho não se resume à fiscalização, mas também à reabilitação e reinserção dos animais ao seu habitat natural, promovendo o equilíbrio ambiental”, afirmou.
Além da devolução dos pássaros à natureza, o evento teve um forte viés educativo. O INMA distribuiu gaiolas reformadas, que anteriormente eram utilizadas em cativeiros ilegais. Essas gaiolas foram transformadas em peças decorativas com mensagens de preservação, servindo como alerta sobre a importância do combate ao tráfico de animais silvestres.
Fiscalização e penalidades
As operações de fiscalização do Iema resultaram na apreensão de mais de 120 animais, sendo 32 pertencentes a espécies ameaçadas de extinção. As ações ocorreram nos municípios de São Mateus, Conceição da Barra, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Ibitirama, Castelo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Muqui, Itapemirim e Marataízes.
Com o objetivo de coibir práticas ilegais, foram aplicadas multas que ultrapassam R$ 260 mil. O Iema reforça que o trabalho de fiscalização visa combater crimes ambientais e garantir a segurança das espécies que compõem a biodiversidade local, reafirmando seu compromisso com a preservação ambiental.