Tempo de leitura: 2 minutos
Em resposta a denúncias de um torneio clandestino de aves silvestres, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) uniu forças com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o setor de inteligência da Polícia Militar para realizar uma operação de fiscalização. A ação ocorreu no último domingo (10) na localidade de Duas Barras, em Iconha, sob a coordenação da Coordenação de Fauna (CFAU) do Iema.
Ao chegarem ao ponto indicado, as equipes perceberam que os participantes haviam deixado o local antes da chegada das autoridades, levando a maior parte das aves utilizadas no torneio. Contudo, quatro aves ainda foram apreendidas: dois machos da espécie trinca-ferro e um casal de coleiros, sendo o macho encontrado sem identificação e escondido atrás de uma porta, sugerindo que havia sido guardado para um possível resgate.
Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a operação também interceptou veículos nas proximidades do evento e encontrou outras aves silvestres. As características das gaiolas e a presença de fêmeas com machos indicavam que essas aves poderiam pertencer a competidores.
Cosme Carvalho, coordenador de Fauna do Iema, destacou que a operação reforça o compromisso do Instituto com a legislação ambiental e o apoio aos criadores que seguem as normas da Instrução Normativa Iema 006/2017. “Estamos firmes na preservação da fauna capixaba e na conscientização pública. Continuaremos com ações de fiscalização para assegurar o cumprimento das normas ambientais”, afirmou Cosme.
Além da fiscalização, os agentes orientaram o público sobre a regularização da criação de animais silvestres, enfatizando que aves e outros animais só devem ser adquiridos de criadores comerciais autorizados. O Iema também disponibiliza canais para denúncias presenciais no Protocolo Geral do Instituto ou na seção de denúncias em seu site.