Tempo de leitura: 2 minutos
Uma quadrilha acusada de cometer mais de 50 assaltos a farmácias na Grande Vitória foi desmantelada pela Polícia Militar durante o último fim de semana e segunda-feira (7). Quatro integrantes foram presos em flagrante no sábado (5), enquanto o quinto suspeito, identificado como Iury Petter Leite dos Santos, de 23 anos, foi detido dois dias depois no bairro Itararé. Ele estava em posse de uma arma falsa, um telefone roubado e diversas caixas de medicamentos, incluindo remédios injetáveis para emagrecimento.
O grupo atuava em farmácias localizadas nos municípios de Vitória, Serra e Vila Velha. Segundo informações da PM, o último crime cometido pela quadrilha ocorreu no sábado, quando assaltaram um estabelecimento no bairro Jardim da Penha, em Vitória. Iury, que conseguiu escapar no momento da prisão dos comparsas, foi localizado na segunda-feira. A PM revelou que ele estava foragido desde que não retornou ao presídio após cumprir parte da pena em regime semiaberto.
De acordo com a Polícia Civil, Iury foi levado à Delegacia Regional de Vitória, onde foi autuado em flagrante por roubo qualificado, além de ter um mandado de prisão cumprido. Após os trâmites legais, ele foi encaminhado ao sistema prisional. A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou que ele foi transferido para o Centro de Triagem de Viana na terça-feira (8).
A Sejus ainda revelou que o jovem possui histórico criminal desde janeiro de 2021, com passagens por furto, roubo, receptação, falsa identidade e porte ilegal de arma de fogo. Ele havia fugido da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha em junho de 2024.