Tempo de leitura: 2 minutos
Em uma ação voltada para melhorar a mobilidade de pessoas com deficiência na Grande Vitória, o Governo do Espírito Santo anunciou nesta quarta-feira (30) o “Transcol + Acessível”, um sistema de transporte que traz mais conforto e eficiência aos cadeirantes. O projeto, divulgado pelo governador Renato Casagrande, conta com 30 vans climatizadas e adaptadas, substituindo os antigos micro-ônibus sem climatização. Essa atualização visa proporcionar um atendimento mais ágil e confortável, reduzindo o tempo de viagem e melhorando a acessibilidade.
“O lançamento do Transcol + Acessível representa nossa política de inclusão e escuta ativa. Estamos comprometidos em atender as demandas apresentadas por cadeirantes e implementar políticas que favoreçam a participação plena de todos”, afirmou Casagrande. A nova iniciativa integra-se ao sistema de transporte público, que abrange também o Transcol e o Aquaviário, destacando-se como um marco no transporte inclusivo.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, frisou a importância das mudanças: “A criação do Transcol + Acessível facilita o transporte de pessoas com deficiência, tornando o serviço mais ágil. Investimos na capacitação dos profissionais para garantir um atendimento de qualidade, além de atualizar os requisitos de acessibilidade e simplificar o processo de adesão ao serviço.” Além das vans, as embarcações do Aquaviário e os ônibus elétricos do sistema Transcol também serão adaptados para incluir vagas para cadeirantes. Em 2025, todos os novos ônibus serão desenhados para atender esses padrões de inclusão.
O novo sistema também revisou os critérios de renda para ampliar o acesso à gratuidade. Pessoas com deficiência que moram sozinhas poderão ter uma renda de até dois salários mínimos, e famílias de até quatro membros terão limite de até quatro salários mínimos. Famílias maiores manterão o critério de até seis salários mínimos para a concessão do benefício.
O diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, reforçou o comprometimento do governo com a inclusão: “O Transcol + Acessível é uma prova de que estamos atentos às necessidades da população. Queremos garantir um transporte público que seja não apenas eficiente, mas acessível para todos.”
A partir de 31 de outubro, será exigido o uso do Cartão GV para a bilhetagem eletrônica no serviço, o que permitirá um controle mais preciso. A Ceturb-ES também fornecerá cartões provisórios até o final de 2024 para aqueles que ainda não possuem o Cartão GV. A partir de 2025, o uso de um cartão válido ou pagamento via QR-code será obrigatório. O cadastramento para novos usuários seguirá os requisitos atuais, e o agendamento será feito por um aplicativo.
Para assegurar a regulamentação do novo serviço, será formada uma comissão composta por representantes da Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, Ceturb-ES, e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF/ES).