Tempo de leitura: 2 minutos
O fortalecimento da agricultura familiar no Espírito Santo ganhou mais um importante incentivo. Nesta segunda-feira (16), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), firmou uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES). O convênio, que integra o Programa Estadual de Agroindústria (Agrolegal), prevê um investimento de R$ 1,5 milhão para beneficiar 250 agroindústrias e empreendimentos rurais capixabas.
O setor de agroindústrias familiares do Espírito Santo é uma potência econômica, reunindo mais de 4 mil unidades produtivas que juntas geram um faturamento superior a R$ 75 milhões. Com o objetivo de ampliar a competitividade e promover a modernização desse segmento, a iniciativa do Agrolegal busca proporcionar consultorias tecnológicas, fomentar o empreendedorismo rural e abrir novos mercados para os produtores.
“O Governo do Estado está empenhado em fortalecer as agroindústrias familiares. Por meio das consultorias em parceria com o Sebrae, queremos proporcionar ferramentas e conhecimentos que modernizem os empreendimentos, impulsionando o setor, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida no campo”, afirmou Enio Bergoli, secretário de Estado da Agricultura.
Além das consultorias personalizadas, os empreendimentos selecionados participarão do programa ACELERA AGROINDÚSTRIA, uma iniciativa voltada para a inovação e expansão de mercado. O programa oferecerá rodadas de negócios, visitas técnicas, palestras e outras ações que incentivam a competitividade, inclusive no setor de turismo rural.
De acordo com Patrícia Ferraz, do Grupo de Assessoramento Técnico da Agroindústria Familiar da Seag, o apoio oferecido pelo convênio é estratégico para garantir a evolução do segmento. “A atualização constante é essencial em um mercado competitivo. Com as consultorias tecnológicas, podemos implementar as melhores práticas, adotar novas tecnologias e tornar os negócios mais sustentáveis e lucrativos”, destacou.
Como participar?
A Seag publicará um edital em breve para selecionar os empreendimentos que serão atendidos pelo convênio. Os interessados poderão se inscrever diretamente no site da Secretaria.
Sobre o Agrolegal
Criado em 2021, o Programa Estadual de Agroindústria (Agrolegal) tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento das agroindústrias familiares no Espírito Santo. Até o momento, mais de 200 empreendimentos já foram beneficiados com ações do programa, consolidando resultados expressivos no setor.
Com essa nova fase, o Governo do Estado reforça seu compromisso com o crescimento sustentável do campo e o fortalecimento da agricultura familiar, contribuindo diretamente para a economia capixaba.