⏳ Tempo de leitura: Breve
O Espírito Santo recebeu, nesta quinta-feira (30), um lote com 268.425 testes rápidos para detecção da dengue. Os exames, encaminhados pelo Ministério da Saúde, serão distribuídos às unidades básicas e serviços de urgência e emergência em todo o estado. A medida busca agilizar o diagnóstico da doença e fortalecer a resposta da rede pública de saúde.
A Secretaria da Saúde (Sesa) organizou a logística de entrega para as quatro Regionais de Saúde do Espírito Santo. A Superintendência Regional de Saúde Metropolitana já recebeu sua parte da remessa, e as demais unidades devem receber até esta sexta-feira (31). O critério de distribuição levou em conta a quantidade de notificações registradas em 2024.
Diagnóstico precoce pode salvar vidas
O secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann, reforçou a importância do teste rápido para a detecção da doença. “A utilização desses exames contribui para um diagnóstico mais ágil, essencial para um atendimento eficiente e a redução de complicações”, destacou.
O teste rápido de dengue NS1 identifica a presença do antígeno NS1, uma proteína do vírus, no sangue do paciente. O procedimento é simples, com coleta sanguínea e resultado disponível em cerca de 15 minutos. No entanto, sua maior eficácia ocorre até o quinto dia após o início dos sintomas, período de maior replicação viral.
Mesmo com a disponibilidade do teste rápido, o subsecretário de Saúde, Orlei Cardoso, orienta que as unidades de saúde enviem amostras de sangue ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para exames complementares. “A testagem rápida é uma ferramenta essencial, mas é fundamental realizar o diagnóstico diferencial, já que outras arboviroses, como Oropouche, podem apresentar sintomas semelhantes”, explicou.
Acompanhe os boletins semanais das arboviroses no estado em: mosquito.saude.es.gov.br/boletins.