Tempo de leitura: Breve
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) anunciou nesta terça-feira (22) o resultado final do edital da 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). A iniciativa, que conta com apoio do Ministério da Saúde (Decit/SECTICS/MS), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), selecionou 32 propostas que, juntas, vão receber cerca de R$ 6,5 milhões em recursos.
O objetivo do programa é impulsionar projetos de pesquisa que proponham soluções para os desafios da saúde pública capixaba, respeitando as particularidades do estado. A chamada pública busca promover o fortalecimento do desenvolvimento científico regional, com foco na melhoria dos serviços de saúde prestados à população.
Segundo Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fapes, a realização do PPSUS representa um avanço significativo para a ciência e a saúde no Espírito Santo. “Investir em ciência é investir na sociedade. Esse apoio fortalece a gestão pública em saúde, promove a capacitação de profissionais e introduz inovações importantes nos métodos de diagnóstico e atendimento à população”, destacou.
O edital reflete o compromisso do Governo do Estado com os eixos estratégicos que integram ciência, tecnologia e inovação ao sistema de saúde, contribuindo para políticas mais eficazes e o bem-estar dos capixabas.
Confira o resultado final completo do edital PPSUS nº 17/2024 no site da Fapes.