Tempo de leitura: 2 minutos
Os candidatos aprovados no concurso da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) foram convocados para realizar a matrícula no Curso de Formação Profissional, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (16). O curso, oferecido pela Academia de Polícia Penal (Acadeppen), terá início no dia 11 de novembro de 2024 e seguirá até 27 de janeiro de 2025.
A inscrição deverá ser realizada online, por meio do sistema E-Flow, com o link disponível no site da banca organizadora, IBADE. O prazo para matrícula começa às 9h de segunda-feira, 21 de outubro, e encerra-se às 23h59 do dia 22, terça-feira. Todas as instruções para envio da documentação, que será feito via E-Docs, também estão detalhadas no Diário Oficial.
Entre os documentos exigidos está um atestado médico, que deverá ser emitido até 30 dias antes do início do curso, comprovando a aptidão física do candidato. Esta fase, que é a última do concurso, tem caráter eliminatório.
José Franco Morais Junior, diretor-geral da Polícia Penal, destacou a relevância da iniciativa para fortalecer o sistema prisional capixaba. “O aumento do efetivo policial nos permitirá aprimorar e expandir nossas operações de segurança, garantindo a continuidade e evolução do trabalho da PPES”, afirmou.
Esta é a segunda turma de formação relativa ao concurso de 2023, que já formou 300 alunos na turma anterior, em agosto deste ano. O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, elogiou o profissionalismo dos instrutores e o entusiasmo dos alunos, ressaltando a importância da formação técnica de novos policiais para enfrentar os desafios do sistema prisional.
Detalhes do Concurso
O processo seletivo incluiu provas objetivas, Teste de Aptidão Física (TAF), exames psicológicos e de saúde, além de uma investigação social. O cargo de policial penal envolve a gestão e monitoramento das atividades no sistema penitenciário, com remuneração inicial de R$ 4.717,08, mais auxílio-alimentação de R$ 600,00, para uma jornada semanal de 40 horas.
Este é o primeiro concurso para o cargo em mais de dez anos, marcando um momento importante para a recomposição do efetivo da Polícia Penal no Espírito Santo.