⏳ Tempo de leitura: 3 minutos
O programa CNH Social 2025 começou com grande adesão dos capixabas. Lançado na terça-feira (1º) pelo governador Renato Casagrande, em cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória, o projeto já registrou um número recorde de inscritos nas primeiras 24 horas.
Gerenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), o programa oferece a oportunidade para que cidadãos de baixa renda possam obter, gratuitamente, a primeira habilitação, adicionar uma nova categoria à CNH ou fazer a mudança de categoria.
Recorde de inscrições
A alta procura foi destacada pelo diretor-geral do Detran|ES, Gilvaldo Vieira. Segundo ele, somente no primeiro dia, entre o meio-dia de terça e o mesmo horário de quarta-feira, 46.496 pessoas se inscreveram. “Isso demonstra a relevância e a credibilidade do programa, que tem transformado a vida de muitos capixabas ao longo dos anos”, afirmou Vieira.
A primeira fase da CNH Social 2025 disponibiliza 3.500 vagas, e os interessados podem se inscrever até as 23h59 do dia 21 de abril, exclusivamente pelo site oficial do Detran|ES (www.detran.es.gov.br).
Perfil dos inscritos
Os dados iniciais mostram o grande interesse pelo programa em todo o estado:
- 51% dos inscritos são do interior do Espírito Santo;
- Municípios com mais candidatos: Serra, Cariacica e Vila Velha (Grande Vitória) e São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz (interior);
- 79% dos inscritos são mulheres;
- 31% dos candidatos têm entre 30 e 39 anos.
Como participar?
Os interessados devem acessar o site do Detran|ES, localizar o banner do programa CNH Social e preencher o formulário de inscrição. É essencial que os dados informados coincidam com o Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, atualizado até 1º de março de 2025.
As opções disponíveis incluem:
- Primeira habilitação: Categoria A (moto) ou B (carro);
- Adição de categoria: Para quem já tem CNH e deseja incluir A (moto) ou B (carro);
- Mudança de categoria: Para quem quer migrar para D (van e ônibus) ou E (caminhão e carreta).
A distribuição das vagas segue a seguinte divisão:
- 40% para a primeira habilitação (A ou B);
- 20% para adição de categoria;
- 40% para mudança de categoria;
- 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência (PCDs).
Critérios de seleção
A escolha dos beneficiados é realizada eletronicamente, sem interferência humana, levando em consideração fatores como menor renda per capita, maior número de membros na família, nível de escolaridade, participação no programa Bolsa Família e ordem de inscrição.
Divulgação dos resultados
A relação dos candidatos aprovados será publicada no site do Detran|ES no dia 6 de maio de 2025, a partir do meio-dia.
Já a lista de suplentes, composta pelos candidatos que poderão preencher vagas remanescentes caso haja desistências ou desclassificações, será divulgada no dia 7 de julho de 2025, também ao meio-dia.
Com essa iniciativa, o Governo do Espírito Santo busca ampliar o acesso à habilitação e fomentar a empregabilidade no estado, capacitando motoristas para novas oportunidades no mercado de trabalho.