Tempo de leitura: 2 minutos
As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde o início da semana continuam causando transtornos em diversas regiões do estado. Conforme o boletim da Defesa Civil atualizado às 11h desta quinta-feira (9), 37 cidades estão sob alerta devido ao risco de inundações e deslizamentos.
Entre as áreas mais afetadas estão a Serra, na Grande Vitória, e Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, na Região Serrana, que apresentam alto risco de deslizamentos. No Norte do estado, Linhares também enfrenta um cenário preocupante, com o nível do Rio Doce ultrapassando a cota de inundação de 3,45 metros desde o dia 7 de janeiro.
Pessoas fora de casa
Até o momento, 322 pessoas precisaram deixar suas casas, sendo 297 desalojados e 36 desabrigados. Rio Bananal, na Região Norte, é a cidade com o maior número de casos.
Municípios em alerta
Confira os municípios com maior risco devido às condições climáticas atuais:
⚠️ Risco alto de deslizamentos:
Serra, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.
⚠️ Risco moderado de deslizamentos:
Mimoso do Sul, Guaçuí, Alegre, Alfredo Chaves, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Laranja da Terra, Castelo, Água Doce do Norte, Vila Velha, Rio Bananal, Vitória, Anchieta, Irupi, Cariacica, Iúna, Ibatiba, Brejetuba, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Aracruz, Afonso Cláudio, Ibitirama, Conceição do Castelo, Santa Leopoldina, Itarana, Viana, Guarapari, Marechal Floriano, Domingos Martins e Vargem Alta.
⚠️ Risco hidrológico alto:
Linhares.
⚠️ Risco hidrológico moderado:
Ibitirama, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra e Governador Lindenberg.
Alerta de temporal
O boletim também indica a possibilidade de chuvas fortes até esta sexta-feira (10). Há previsão de impactos significativos na metade norte do estado, além da Grande Vitória e Região Serrana.
A Defesa Civil orienta que a população siga as recomendações de segurança e procure abrigos em áreas protegidas sempre que necessário.