Tempo de leitura: Breve
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou descontentamento com o presidente russo, Vladimir Putin, e cogitou a imposição de novas tarifas sobre o petróleo da Rússia. A declaração foi feita durante uma entrevista à NBC News no sábado (29), na qual Trump afirmou que as sanções poderiam ser aplicadas caso Moscou dificultasse um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia.
“Fiquei muito irritado quando Putin começou a questionar a credibilidade de Zelensky, porque isso não leva a lugar nenhum, entende?”, disse Trump à jornalista Kristen Welker, do programa Meet the Press. Ele se referia às recentes declarações do líder russo sobre a necessidade de uma nova liderança na Ucrânia.
O presidente norte-americano alertou que a falta de progresso nas negociações pode levar à adoção de tarifas secundárias sobre o petróleo russo. “Se não conseguirmos chegar a um acordo para parar o derramamento de sangue na Ucrânia e eu considerar que a culpa é da Rússia, posso impor tarifas sobre todo o petróleo exportado pelo país”, afirmou.
Ao ser questionado sobre um possível contato com Putin nos próximos dias, Trump confirmou que pretende conversar com o líder do Kremlin e garantiu que ele já sabe de sua insatisfação. Enquanto mantém uma postura firme contra Moscou, o presidente dos EUA também enfatizou a importância de eleições na Ucrânia, destacando seu apoio à estabilidade política no país devastado pela guerra.