Tempo de leitura: 2 minutos
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), implementou uma nova estratégia para acelerar a realização de cirurgias eletivas no estado. A partir deste sábado (15), procedimentos passaram a ser realizados também aos finais de semana, ampliando o acesso dos pacientes e reduzindo o tempo de espera. Nesta primeira etapa, 504 cirurgias foram agendadas em 18 hospitais distribuídos por todas as regiões capixabas.
Essa ação faz parte do Programa Estadual de Redução de Filas e do Tempo de Espera para Cirurgias Eletivas, o OperaES, e foi lançada pelo secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann, no Hospital Estadual de Vila Velha “Dr. Nilton de Barros”, uma das unidades envolvidas no projeto.
“Estamos avançando significativamente com o OperaES, aumentando a produção e melhorando o acesso dos pacientes. Nossa meta para este ano é ultrapassar a marca de 135 mil cirurgias, superando os resultados obtidos em 2024”, destacou Hoffmann.
Os procedimentos abrangem diversas especialidades, como oftalmologia, ginecologia, oncologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia geral adulta e pediátrica. Segundo a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches, a iniciativa também visa otimizar o uso dos centros cirúrgicos nos finais de semana, períodos tradicionalmente menos movimentados. “Isso aumenta a disponibilidade dos procedimentos e melhora o fluxo hospitalar”, explicou.
Além da ampliação para os sábados, a Sesa está organizando horários estendidos durante a semana para acelerar ainda mais os atendimentos. “Essas ações reafirmam o compromisso do Governo e da Sesa em aprimorar continuamente os serviços de saúde para a população, garantindo maior acesso e rapidez no atendimento”, acrescentou Hoffmann.
Atendimento que faz a diferença
Dona Luzinete de Oliveira Amorim, de 68 anos, foi uma das beneficiadas pela nova medida. Diagnosticada com síndrome do túnel do carpo, ela aguardava pela cirurgia na mão direita e comemorou a rapidez do atendimento. “Em dois meses, fui chamada. Já fiz outros procedimentos pelo SUS, e sempre fui bem atendida. A cirurgia no sábado foi ótima, pois minha filha pôde me acompanhar com mais tranquilidade”, contou.
Hospitais participantes
O programa de cirurgias aos finais de semana abrange 18 unidades hospitalares, sendo 10 da rede própria e 8 da rede contratualizada:
- Região Sul: Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM), Hospital Estadual de São José do Calçado (HSJC) e Hospital Evangélico de Cachoeiro do Itapemirim (HECI).
- Região Central-Norte: Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF) – Barra de São Francisco, Hospital Estadual João dos Santos Neves (HJSN) – Baixo Guandu, Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) – São Mateus, Hospital Rio Doce (HRD) – Linhares e Hospital e Maternidade São José – Colatina.
- Região Metropolitana: Hospital Estadual de Vila Velha “Dr. Nilton de Barros” (HESVV), Hospital Evangélico de Vila Velha e Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF) – Vila Velha; Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), Hospital Estadual Central (HEC), Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (SCMV) e Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM) – Vitória; Maternidade Municipal de Cariacica (MMC) – Cariacica; Hospital São Camilo – Aracruz e Hospital Dr. Dório Silva (HDDS) – Serra.