Tempo de leitura: 2 minutos
Neste domingo (16), o Terminal Ibes passa a operar sob uma nova configuração, dando início a uma reforma que investirá R$ 20 milhões na modernização da estrutura e na melhoria do atendimento aos usuários. Durante as obras, haverá ajustes tanto na infraestrutura quanto nas rotas dos ônibus.
Para viabilizar as intervenções, a plataforma destinada às linhas alimentadoras será fechada e as operações serão transferidas temporariamente para uma nova instalação na Rua São Cristóvão e para a plataforma dois do terminal. Dentre as mudanças, a linha 507 – que atualmente opera com veículos articulados e tem o Terminal Ibes como ponto final – passará a encerrar sua rota no Terminal Vila Velha. Em substituição, será criada a linha 674, que fará o percurso circular entre os dois terminais, atendendo o trecho anteriormente percorrido pela 507.
Das 24 linhas que atuam no Terminal Ibes, 12 terão funcionamento no formato circular, enquanto as demais 10 manterão o terminal como destino final. Na primeira etapa da reforma, 15 linhas (600, 601, 603, 604, 605, 606, 607, 625, 633, 658, 671, 580, 586, 590 e 592) serão remanejadas para a nova plataforma e para a plataforma dois, com sinalização informativa para orientar os passageiros sobre as novas posições das baias.
Além das alterações no sistema de linhas, as obras abrangem uma ampla reforma na estrutura física do terminal. As intervenções incluem a renovação de pisos, rede elétrica, telhado, pista de rolamento e fachada, bem como melhorias na bilheteria, guaritas e catracas. O projeto também prevê a instalação de nova rampa e escada de acesso, novos bicicletários e a implementação de melhorias de acessibilidade, como rampas, corrimãos e piso tátil.
Marcelo Campos Antunes, diretor-presidente da Ceturb-ES, destacou que a reforma é uma etapa importante para modernizar o sistema Transcol e oferecer um serviço mais seguro e confortável. “Estamos trabalhando para minimizar os impactos temporários no dia a dia dos passageiros, por meio do remanejamento das linhas e da criação de novas rotas, garantindo a continuidade de um transporte eficiente”, afirmou.
O início das obras já foi sentido no prédio administrativo, que passou por reformas no telhado, banheiros, pisos e paredes desde o dia 05. À medida que o projeto avança, outras mudanças poderão ser implementadas para melhor atender as necessidades dos usuários. Esta reforma no Terminal Ibes é o primeiro passo de uma série de melhorias que devem, futuramente, se estender a outros terminais da região.
