Tempo de leitura: breve
Em uma operação realizada nesta quinta-feira (28), a Polícia Federal (PF) e a Receita Estadual do Espírito Santo apreenderam mais de 250 celulares e equipamentos eletrônicos, avaliados em mais de R$ 1 milhão. A ação, batizada de Black Route, teve como objetivo combater o desvio de mercadorias e a sonegação fiscal em lojas de três cidades capixabas: Colatina, na região Noroeste, Vila Velha e Guarapari, ambas na Grande Vitória.
Durante a operação, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos. No entanto, até o momento, ninguém foi preso. Os itens confiscados foram encaminhados para a Receita Estadual, que será responsável pelos procedimentos administrativos e legais.
Embora os nomes dos estabelecimentos investigados não tenham sido divulgados, os envolvidos podem enfrentar acusações de crimes como descaminho, cuja pena varia de 1 a 4 anos de prisão, além de multa e apreensão dos bens. Já a sonegação fiscal prevê pena de 6 meses a 2 anos de prisão, também acompanhada de multa.
A operação é parte de um esforço contínuo para coibir práticas ilícitas no comércio eletrônico e proteger o mercado formal no estado.