Tempo de leitura: 3 minutos
Na tarde de domingo (3), ataques coordenados a ônibus do sistema Transcol paralisaram a circulação de coletivos em áreas de Vitória e Viana, na Grande Vitória, devido a ações violentas praticadas por grupos criminosos. Em Viana, um ônibus foi incendiado no bairro Canaã, enquanto em Santo Antônio, na capital, dois coletivos foram alvo de apedrejamentos e tentativas de incêndio.
Por medida de segurança, a Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) suspendeu temporariamente o atendimento em algumas linhas que circulam nos municípios afetados. Na noite de domingo, a operação foi normalizada em Santo Antônio e São Pedro, mas a região de Novo Brasil, em Viana, permaneceu sem cobertura até a manhã de segunda-feira (4), quando o atendimento foi completamente restabelecido.
Segundo a Polícia Militar, o ataque em Viana ocorreu quando três homens sinalizaram para embarcar em um ônibus, próximo a uma construção abandonada. Um dos suspeitos pegou um galão de combustível escondido perto do ponto de ônibus, e, ao entrarem no coletivo, espalharam o líquido inflamável e atearam fogo. O ônibus estava com cerca de dez passageiros no momento, mas todos conseguiram sair sem ferimentos. Após o ataque, os suspeitos fugiram e não foram localizados.
Em Santo Antônio, um grupo de cerca de dez pessoas cercou um ônibus na Rodovia Serafim Derenzi, nas proximidades da Basílica de Santo Antônio. O para-brisa do coletivo foi quebrado e, sob ameaças, o motorista abriu a porta. Um dos criminosos espalhou gasolina no interior do veículo, mas o grupo acabou fugindo sem incendiar o ônibus.
A Polícia Militar recebeu a informação de que um dos envolvidos no ataque estava próximo a um posto de combustível nas redondezas. Durante as buscas, policiais encontraram um suspeito menor de idade, que tentou se esconder em uma área de mata, mas foi apreendido. O jovem confessou ter descartado o galão de gasolina em um barranco. Ele foi encaminhado para a Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle).
As autoridades seguem em investigação para identificar os outros suspeitos e reforçar a segurança nos transportes coletivos da região.