Tempo de leitura: 3 minutos
Mais de 1.300 líderes globais de 37 países participaram do Horasis Global Meeting, um dos maiores eventos sobre ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), inovação e sustentabilidade do mundo, realizado pela primeira vez na América Latina. O encontro, que aconteceu de sexta-feira (25) a domingo (27) em Vitória, Espírito Santo, trouxe visibilidade internacional ao estado e possibilitou o desenvolvimento de novas parcerias e projetos para o futuro.
Frank-Jürgen Richter, fundador do Horasis, destacou o potencial do evento para impulsionar negócios e fomentar colaborações. “Esse é talvez o melhor evento que já realizamos. Existe uma verdadeira conexão, uma comunidade entre as pessoas que une o espírito brasileiro ao internacional. Espero poder voltar no próximo ano”, disse ele, indicando planos de expandir para novas edições globais e regionais no estado, inclusive com países como China e Índia.
O tema “Construindo Pontes para o Futuro” foi considerado oportuno por Richter, especialmente diante das desigualdades e conflitos globais atuais, como as eleições nos Estados Unidos e as tensões no Oriente Médio e Ucrânia.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, celebrou a visibilidade que o evento trouxe para o Brasil, consolidando o estado como a “capital do ESG” com debates que podem gerar impacto positivo global. “Queremos levar o Espírito Santo para o mundo e atrair oportunidades de negócio para o estado”, enfatizou.
O evento também contribuiu para reflexões sobre o futuro, incluindo o projeto “ES 500 Anos”. Nailson Dalla Bernardina, diretor-presidente do ES em Ação, destacou o papel do fórum em fortalecer o Espírito Santo para os próximos anos: “Foram mais de mil participantes nas sessões, muitas focadas em ESG e novas economias, que ofereceram uma visão global sobre o futuro do estado”.
Paulo Baraona, presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), enfatizou a importância de parcerias para transformar discussões qualificadas em soluções com impacto social e econômico. “O evento pavimenta o caminho para parcerias duradouras que beneficiam tanto os negócios quanto a sociedade.”
Destaques e Conexões
O Horasis Global Meeting contou com mais de 60 sessões e 11 plenárias que discutiram temas como mudanças climáticas, energias renováveis, projetos sociais, políticas públicas, economia, saneamento básico e inovação. Personalidades como Paul Clements-Hunt, que liderou a criação do conceito ESG na ONU; Rosalía Arteaga, ex-presidente do Equador; Hichem Mechichi, ex-primeiro-ministro da Tunísia; e Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, marcaram presença.
Em sua participação, Benjamin Butler, da Embaixada do Futuro, observou a inspiração que encontrou nas discussões do evento: “Foram três dias de trocas valiosas, com uma mobilização de capital, recursos e pessoas para enfrentar desafios e resolver conflitos”, disse.
Durante seu painel, Rosalía Arteaga destacou a importância da educação como base para uma sociedade ética e justa. “Nosso recurso mais valioso é o desenvolvimento intelectual das crianças e jovens, e devemos trabalhar mais para dar bons exemplos e promover valores éticos”, afirmou.
ESG como Vantagem Competitiva para o Espírito Santo
O fórum também se destacou por criar oportunidades de negócios entre líderes e o setor público, consolidando o Espírito Santo como um estado atrativo para investimentos em ESG. Paul Clements-Hunt afirmou que o estado reúne fatores como estabilidade política e visão de longo prazo, que o tornam um local ideal para sediar um centro global de debates e negócios sustentáveis.
O Horasis Global Meeting foi promovido pela Apex, Sicoob e Cesan, com apoio do ES em Ação, Findes/Cindes e Horasis, além de patrocínios de empresas como Banestes, ArcelorMittal, Vale, Bandes e CNI.