Tempo de leitura: 3 minutos
O governo do Espírito Santo está solicitando reforço nos recursos federais para reconstruir 13 municípios no Sul do estado afetados pelas fortes chuvas. O valor estimado para a recuperação é de R$ 70 milhões. Até o momento, o governo federal já liberou R$ 23 milhões para as cidades atingidas, incluindo Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
O governador Renato Casagrande (PSB) participou de uma reunião em Brasília nesta quarta-feira (5) para discutir o aumento dos recursos. Ele também tratou de importantes projetos de infraestrutura, como a duplicação das rodovias BR-101 e BR-262, a ampliação da ferrovia, e as obras de macrodrenagem em Viana.
Sobre a duplicação da BR-101, o Ministério dos Transportes, o Tribunal de Contas da União e a concessionária Eco-101 chegaram a um entendimento para a retomada das obras, com um parecer definitivo esperado nos próximos meses.
Além disso, Casagrande destacou a necessidade de uma ligação ferroviária de Cariacica até Anchieta, mencionando que “o ministro está buscando um entendimento com a Vale para termos a ligação ferroviária de Cariacica até Anchieta e o projeto de Anchieta até o Rio de Janeiro. Tratamos ainda sobre a renovação da Ferrovia Centro-Atlântica, que faz a ligação do centro do Brasil com a Estrada de Ferro Vitória a Minas.”
No encontro com o Ministério das Cidades, foi apresentado um projeto de macrodrenagem para Viana, visando prevenir alagamentos no acesso ao bairro Marcílio de Noronha. A obra já havia sido incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Outra pauta importante foi a expansão da rede de gás natural no Espírito Santo, discutida com o Ministério de Minas e Energia. “Tratamos da renovação da licença da EDP como distribuidora de boa parte de energia no estado do Espírito Santo e também do programa de gás. Agora no mês de junho, dentro do programa ES + Gás, que são caminhos e rotas para a gente expandir a oferta e também a demanda de gás natural dentro do programa Capixaba de Descarbonização, trabalhando a transição energética e a importância do gás”, afirmou Casagrande.
As reuniões contaram com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, e integrantes da bancada federal capixaba, incluindo o coordenador, deputado federal Josias Da Vitória. Entre os ministros presentes estavam Jader Barbalho Filho (Cidades), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Renan Filho (Transportes), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).